Neurologista
Sabe aquela dor de cabeça que não cessa e muitos acham que é normal?
Ela pode ser sintoma de alguma doença neurológica, assim como a tontura, formigamentos e muitos outros. Por isso, ao invés de sempre se automedicar, o ideal é procurar um especialista, neste caso o neurologista, médico que faz o diagnóstico e o tratamento de patologias que afetam o Sistema Nervoso Central, composto pelo encéfalo (cérebro) e pela medula espinhal, e o Sistema Nervoso Periférico, composto pelos nervoso e músculos, bem como seus envoltórios, que são as meninges.
Além disso, o neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolaridade, tabagismo e uso de drogas, dependendo da formação do profissional.
Assim, se for considerada a enorme complexidade anatômica e funcional do Sistema Nervoso, entende-se que os sinais e sintomas que surgem de uma doença neurológica sejam muito variados e possam ocorrer de forma isolada ou combinada. Por isso, é de extrema importância consultar um médico caso sinta algo diferente.
O especialista pode solicitar vários tipos de exames neurológicos, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.
A especialidade Neurologia permite também o estabelecimento de uma sólida relação médico/paciente, já que não somente a consulta é longa, como também o tempo de tratamento é prolongado, por se tratar de doenças crônicas a serem acompanhadas durante anos.
As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:
- Dores de cabeça (cefaleia)
- Dores no pescoço
- Neuralgias
- Tonturas e vertigens
- Perda de força e de sensibilidade
- Formigamentos
- Alterações na vista
- Desmaios
- Perda de memória
- Neuropatias periféricas (como a diabética)
- Alterações da fala e do comportamento
- Doenças cérebro-vasculares (AVCs ou derrames)
- Epilepsias
- Tumores cerebrais
- Doenças desmielinizantes (Esclerose Múltipla)
- Distúrbios do movimento (tremores, tics e Doença de Parkinson)
- Demências (Doença de Alzheimer)
- Doenças musculares e de junção (Miastenia Gravis)
- Infecções do sistema nervoso (meningites e encefalites)
- Distúrbios do sono (insônia)